Plano Estadual de Resíduos

Pesquisadores da UFG desenvolvem Plano Estadual de Resíduos

Plano prima por fazer o diagnóstico de todos os resíduos gerados no Estado

Texto: Monithelle Cardoso

Os resíduos sólidos produzidos em Goiás, em breve, poderão ser adequadamente destinados, “desde o aproveitamento e o tratamento, até a destinação final”, é o que informa Eraldo Carvalho, professor da Escola de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental (EEC) da UFG e vice-coordenador do projeto de elaboração do Plano Estadual de Resíduos (PERS).

O Plano compreende três elementos principais, que são o diagnóstico de todos os resíduos gerados, a definição de alternativas de destinação de tais resíduos e os programas e as ações para implantação das alternativas de destinação dos mesmos.

Desde 2013, pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) são responsáveis pela concepção e elaboração do Plano, trabalhando sob a orientação e coordenação da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A parceria para elaboração do Plano foi firmada por meio de um convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).

O plano é dividido em etapas denominadas produtos e entre as ações já desenvolvidas estão o lançamento do Plano Estadual de Resíduos, o Plano de Divulgação e Mobilização Social e o Panorama Geral dos Resíduos Sólidos.

A previsão de entrega do Plano era novembro de 2014, mas o prazo precisou ser estendido. O vice-coordenador do projeto esclareceu que o atraso no andamento do trabalho ocorreu devido à ausência de informações consistentes por parte dos municípios, que não dispunham de todos os dados sobre os resíduos sólidos na cidade. Por isso, a equipe responsável pela elaboração do Plano realizou projeções de dados, o que demandou maior tempo nessa etapa.

Eraldo Carvalho vê a oportunidade de desenvolver esse projeto para o Estado como um meio para dar um retorno para a sociedade sobre o que tem sido produzido na Universidade. Além disso, é uma forma de proporcionar orientação e capacitação para municípios que não dispõem de profissionais capacitados para realizar ações referentes aos resíduos produzidos nas cidades.

A coordenação da equipe técnica responsável pela elaboração do Plano está sob responsabilidade do Núcleo de Resíduos Sólidos e Líquidos da Escola de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da UFG. Compõem a equipe técnica, pesquisadores das áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia Geológica, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Sociologia, Comunicação e alunos da pós-graduação da UFG.