Prédio Reitoria

Implantação de programa de uso racional de água na UFG

Servidor da Universidade desenvolveu projeto no prédio da Reitoria

Texto: Monithelle Cardoso

 

O prédio da Reitoria da UFG, entre 2010 e 2011, foi objeto de estudo de um projeto de pesquisa, que tinha como objetivo de reduzir o consumo de água, o qual resultou na dissertação Implantação de um programa de uso racional de água na Universidade Federal de Goiás – estudo de caso edifício da Reitoria.

O responsável pelo projeto, Marcelus Isaac Lemos Gomes, engenheiro civil da Universidade Federal de Goiás, implantou um programa de conservação de água, por meio da minimização dos desperdícios, realizando intervenções no prédio da Reitoria e manutenção dos equipamentos.

Por contar com uma estrutura que permitia a instalação de hidrômetro para monitoramento do consumo diário de água, a Reitoria foi escolhida para participar do estudo. Durante 120 dias, houve o monitoramento diário do consumo na edificação, detectando os dias e horários de maior consumo. Após o monitoramento, foi diagnosticado o que causava o gasto excessivo de água no prédio e, para mudar essa situação, foram feitas intervenções simples durante 120 dias no local.

Como um dos objetivos do trabalho era gerar o mínimo de intervenções possível, algumas ações foram adequadas a esse critério de forma a atingir o resultado pretendido. Dessa forma, as válvulas dos vasos de descarga dos sanitários não foram trocadas, mas passou a ser realizada a manutenção mensal desses equipamentos. Já os registros dos mictórios foram trocados por válvulas hidromecânicas e as torneiras convencionais por hidromecânicas.

Durante a pesquisa, foi possível identificar que a manutenção frequente dos equipamentos proporcionava encontrar falhas mais rapidamente, o que permitia a redução nos gastos de água. O engenheiro civil destacou que “o maior conhecimento da pesquisa não foi quanto aos equipamentos em si, mas à questão de gestão: qualquer anomalia que acontecesse em um intervalo de um dia para o outro era identificada e era possível resolver”.

Com os dados coletados, nos 240 dias de pesquisa, foi possível realizar a análise do potencial de redução de consumo de água, por meio das intervenções que foram realizadas. Foi detectada uma redução de 30% no consumo de água no prédio, comparando os 120 dias de monitoramento com os 120 dias em que foram realizadas as intervenções.

A conta da concessionária local de água foi reduzida aproximadamente em R$ 450,00. O valor destinado às intervenções foi de R$ 8.369,84, gastos com a aquisição das torneiras e válvulas dos mictórios e com a mão de obra de dois profissionais. Foi estimado o tempo de 20 meses para o retorno do valor investido no projeto.

Marcelus Isaac Gomes sugere que é importante ter em cada prédio da Universidade uma pessoa responsável por gerenciar o consumo de água e também o consumo de energia, pois controlando gastos e identificando as possíveis causas de gastos excessivos.