Notícia

Projeto promove a qualidade de vida de operários da construção

Trabalhadores de canteiros de obras motivados e valorizados tornam-se parceiros de seus empregadores

Texto: Anna Clara Santos

 

Consciente de que o trabalhador motivado e valorizado tende a se tornar um parceiro essencial para a empresa, André Khayat, estudante do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás, desenvolveu, na empresa onde é estagiário, o projeto “Ações para Melhoria da Qualidade de Vida e Motivação do Trabalhador em Canteiros de Obras” que busca trabalhar esse aspecto.

Khayat percebeu que o trabalhador que se vê como parte do processo contribui com a empresa, não só executando um trabalho bem feito e evitando os custos de um retrabalho, como também, cooperando espontaneamente com ações que são capazes de inovar o negócio. Para isso, bastam pequenos incentivos que têm a capacidade de oferecer uma grande melhoria na qualidade de vida desses trabalhadores. O projeto é composto por ações que visam a valorização humana e a educação do trabalhador.

Para Khayat, um trabalhador estimulado tem o poder de influenciar não só o custo e a qualidade final da obra mas, principalmente, o ambiente de trabalho. O estudante entende que, na construção civil, os trabalhadores dos canteiros de obras são os principais responsáveis pela execução da edificação, então, é para eles que se deve dispensar atenção especial.

Para desenvolver o projeto é fundamental ter a sensibilidade de entender que o bom andamento do ambiente onde essas pessoas trabalham depende, também, da cultura e dos hábitos que eles trazem consigo – tais como, a forma como se relacionam com colegas, hábitos do dia a dia, meio de locomoção e tudo o mais que interfere em seu comportamento e desempenho no trabalho. Khayat aponta que, dentre as ações estabelecidas em seu projeto, há palestras como a de direção defensiva já que observou-se que a maioria dos colaboradores se deslocam de motocicleta até o trabalho, os temas são escolhidos, justamente, no sentido de cuidar, aprimorar ou fortalecer aspectos da cultura e do cotidiano dessas pessoas.

Segundo o estudante, o conhecimento técnico, que cada uma dessas pessoas carrega é algo muito valioso e sua disseminação deve ser incentivada. Pensando nisso, umas das ações sugeridas no Projeto são “promover que um colaborador replique seus conhecimentos para os demais. Esse trabalhador percebe uma oportunidade de melhoria em seu ambiente de atuação, no serviço que ele está executando, e ele mesmo promove uma espécie de minicurso para os outros colaboradores e a empresa registra as etapas dessa oportunidade e deixa afixado no mural”.

Khayat afirma, ainda, que se trata de uma ação contínua que será aplicada gradativamente e os resultados mensurados na forma de pesquisas com os envolvidos em avaliações de custos de obras com as mesmas dimensões.

Diante das observações feitas por meio do Projeto, apreende-se que, a implementação de projetos e ações capazes de promover a valorização humana no ambiente de trabalho, são potencialmente destinadas ao sucesso, já que motivam o trabalhador e reforçam a colaboração trabalhador-empresa.