Valoração Ambiental

Projeto de extensão visa mensurar valor monetário de bens e serviços ambientais

Projeto oferece consultoria para aplicação da valoração ambiental

Texto: Monithelle Cardoso

 

A valoração ambiental, que consiste na atribuição de valor monetário a bens e serviços, é tema de projeto de extensão, coordenado pela professora Francis Lee, da Escola de Agronomia (EA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os integrantes do projeto visam compartilhar seus conhecimentos em valoração ambiental para contribuir com a tomada de decisão de agentes públicos e privados referente à elaboração de políticas, a investimentos produtivos e a capital natural. Também é uma oportunidade de proporcionar a alunos de graduação e pós-graduação, de áreas distintas de formação, o aprendizado em valoração ambiental a partir da aplicação de conhecimentos teóricos.

Francis Lee esclarece que “a biodiversidade geral tem um valor econômico que nós colocamos na forma monetária”. E exemplifica que “se uma empresa não coloca os filtros nas chaminés para evitar a emissão de gases poluentes, ela pode ser multada por provocar dano à qualidade do ar. A multa será estabelecida a partir da valoração econômica ambiental”.

A coordenadora enfatiza ainda que “esse projeto é muito importante para a análise e integração de todas as políticas públicas de meio ambiente e de desenvolvimento econômico, visto que essa metodologia de valoração já faz parte da avaliação de agências internacionais de crédito”.

A procura por profissionais que realizam a valoração ambiental em Goiás se intensificou com a lei nº 18.037, de 12 de junho de 2013, que dispõe sobre a proteção da fauna silvestre no Estado de Goiás. Os novos empreendimentos que geram significativo impacto ambiental, ou que já possuem licença prévia, possuem um prazo para regularizar a comprovação da compensação ambiental.

Esse projeto proporcionará, por meio de parceria firmada com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), a realização de consultorias para aplicação da valoração ambiental; a assessoria a órgãos públicos na elaboração de termos de referência para a aplicação das leis que requerem valoração; o oferecimento de cursos de extensão para os técnicos da Secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e outros interessados; a realização de evento técnico-científico com a temática valoração ambiental; e, ainda, a publicação de artigos técnico-científicos sobre o tema.

Estudantes de graduação, mestrado e doutorado poderão participar do projeto, independente de sua área de conhecimento. “Podem participar estudantes de qualquer curso porquê entende-se que a questão ambiental é interdisciplinar, multidisciplinar” destaca a professora.

 

Quem faz parte do Projeto?

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Francis Lee Ribeiro (EA/UFG)

PARTICIPANTES:

Profa. Dra. Cleonice Borges de Souza (EA/UFG)

Prof. Dr. Klaus de Oliveira Abdala (EA/UFG)

Prof. Ms. Cleidinaldo de Jesus Barbosa (FACE/UFG)

Prof. Dr. Carlos ShileyDomiciano (IFG)

Estudante Henrique Ribeiro Leão (FACE/UnB)

 

Profa Francis Lee

Profa. Francis Lee

 

 

 

Fonte: Ascom PLS