XI CONPEEX

UFG inova com ações sustentáveis durante o Conpeex 2014

Universidade Federal de Goiás aposta em formatos digitais para promover a sustentabilidade durante evento

Texto: Monithelle Cardoso

A Universidade Federal de Goiás (UFG) inova ao disponibilizar informações em formato digital durante o 11º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). Os participantes do evento, que ocorre entre os próximos dias 3 e 5, terão acesso a folders e programação por meio de email e estações digitais, para redução de uso de papéis. Ações para economia de água e energia, além de coleta seletiva de materiais recicláveis, também são foco do trabalho para promover a sustentabilidade.

Nesta edição, que ocorre nas Regionais Goiânia e Jataí, o tema abordado será “Conhecimento, Inclusão Social e Desenvolvimento” terá programação científica e cultural, com atividades simultâneas, e a apresentação de trabalhos do Conpeex será toda disponibilizada digitalmente. Com isto, os gastos para impressão de 7 mil folders com cerca de 50 páginas cada, serão suspensos, o que resultará uma economia considerável de papel.

 

Formato digital

Pela primeira vez, os inscritos receberão por e-mail a programação do evento e haverá estações de consulta na secretaria do Congresso e nos centros de aulas. A coordenadora geral do evento, a professora Claci Fátima, ressalta que “na era digital em que estamos vivendo, a maioria dos alunos não quer mais materiais impressos, eles querem materiais digitalizados que podem ser baixados em seus celulares”.

Outro exemplo de ação sustentável é a distribuição dos locais para a realização dos 59 minicursos do Conpeex. Como diferencial em relação às edições anteriores, os minicursos serão distribuídos em vários locais e deixarão de utilizar um centro de aulas, o que acaba por reduzir o consumo de água e energia elétrica.

Durante o Congresso, a Incubadora Social da UFG promoverá a coleta seletiva, na qual associados de sete cooperativas de catadores de materiais recicláveis realizarão o trabalho. No local, haverá recipientes para a separação dos resíduos e também caçambas e caminhões transportarão os materiais recolhidos para as cooperativas.

 

Inclusão social de catadores

No dia 5, o coordenador da Incubadora Social da UFG, Fernando Bartholo, estará à frente da mesa redonda que terá como tema “Incubadora Social da UFG: Aspectos Teóricos e Práticos da Inclusão de Catadores de Material Reciclável”, na qual serão abordados os aspectos da inclusão social de catadores de materiais recicláveis.

A mesa contará com a participação da presidente da cooperativa Cooper Rama, Dulce Helena, que mostrará o lado prático desse trabalho e o histórico da cooperativa. A coordenadora do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Recicláveis (CIISC) e secretária-geral da Presidência da República, Daniela Gomes, ficará responsável por abordar os aspectos das políticas públicas do governo federal voltados especificamente para a inclusão dos catadores de materiais recicláveis. O bolsista Alberto Campos que participa do projeto desenvolvido pela Incubadora Social com as cooperativas também compõe a mesa.

Segundo Fernando Bartholo a mesa redonda é importante para mostrar à comunidade acadêmica todas as possibilidades e ações que já existem, não só na Universidade, mas no Brasil todo, mas especificamente na UFG por meio do projeto da Incubadora.

Fonte: Ascom/PLS