
Recolhimento de materiais inservíveis na UFG
Foram recolhidos 117 bens inservíveis no prédio da Reitoria
Texto: Monithelle Cardoso
Fotos: DMP
Nos dias 5 e 6 de agosto, o Departamento de Material e Patrimônio (DMP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou o recolhimento dos materiais inservíveis no prédio da Reitoria.
A ação integrou as atividades da Semana da Sustentabilidade da Reitoria, na qual foram recolhidos 117 bens do prédio, como cadeiras, poltronas, mesas, monitores de vídeo, computadores, teclados, impressoras, armário em aço, scanner, fichário, data-show, telefones, bebedouro, estabilizadores e nobreaks.
Bens inservíveis recolhidos no prédio da Reitoria
Como solicitar o recolhimento de inservíveis
Os bens materiais que não são mais utilizados por uma unidade da UFG são considerados bens inservíveis, mas podem ser reaproveitados por outras unidades. O Departamento de Material e Patrimônio (DMP) é o órgão responsável pelo recolhimento de materiais inservíveis na universidade.
A solicitação para o recolhimento é feita por meio de memorando e da Guia de Movimentação de Bens (disponível no site do DMP), documento esse que efetiva a transferência dos materiais relatados.
Na Guia de Movimentação, há opções para o destino desse material, dentre elas, a transferência entre unidades, a doação e a baixa do material inservível. Encaminhadas as informações para o DMP, o órgão se programa para buscar os bens relacionados. Durante o recolhimento, é feita a conferência do material, conforme informações da guia.
Após recolher os bens, o DMP separa os materiais em lotes específicos como: material de escritório, equipamentos de laboratório, utensílios domésticos, equipamentos de informática. Primeiramente, a unidade que disponibiliza os bens é convidada para visitar o DMP e identificar se há algum material que pode ser reutilizado internamente. Quando há o interesse da unidade, o DMP por meio da guia de movimentação o transfere novamente.
Para requerer bens inservíveis ao DMP, as unidades e os órgãos da UFG podem marcar visita ao órgão para saber quais os materiais disponíveis e, caso haja interesse, solicitar a transferência para a unidade.
Por fim, os bens que não são reaproveitados dentro da universidade são levados a leilão público ou doados a instituições.
Site DMP: dmp.ufg.br
Source: Ascom PLS