youtube_verde
Grupo de Estudos do ProFloresta

Projeto de Extensão da UFG incentiva utilização sustentável de recursos florestais

Por Beatriz Carvalho Barreto. Em 03/06/14 09:19. Atualizada em 03/12/14 13:58.

O programa ProFloresta, do curso de Engenharia Florestal, já instruiu mais de 300 profissionais e produtores rurais através de cursos de capacitação e assessoria

Vinculado à Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), o ProFloresta é um projeto de extensão do curso de Engenharia Florestal em atividade desde 2011. O programa foi criado para incentivar o desenvolvimento do setor florestal junto à sociedade e difundir o conhecimento técnico-científico sobre as práticas de exploração e conservação dos recursos florestais.

O objetivo é cooperar com o desenvolvimento florestal com o uso sustentável dos recursos. Para isso realiza ações de consultoria, assistência técnica e cursos de qualificação em meio ambiente. O ProFloresta  promove o conhecimento sobre  a identificação de árvores e madeiras, criação de inventário florestal, recuperação de áreas degradadas, implantação de floresta e viveiros, educação ambiental, coleta e beneficiamento de sementes florestais, preservação e qualidade da madeira. .

O projeto possui um grupo de estudos que se reúne todas as sextas-feiras no Laboratório de Ecologia e Inventário Florestal com a proposta de desenvolver a produção científica e a discussão sobre o uso sustentável dos recursos florestais.

O serviço de assessoria e consultoria na produção do inventário florestal envolve a participação direta dos alunos do curso de Engenharia Florestal e também contribui na formação profissional dos estudantes. Essa ação permite a descoberta de alternativas para a conservação da biodiversidade e exploração sustentável dos recursos florestais, minimizando os impactos no meio ambiente. O estudante de Engenharia Florestal, Bruno Adorno explica que é uma medida essencial para adquirir consciência das possibilidades de uso de uma floresta. “O inventário florestal visa reconhecer o que a floresta tem disponível e valorar esses recursos”, afirma o universitário.

ProFloresta                                              Assessoria e consultoria na produção do inventário florestal

Por meio dos cursos oferecidos, o ProFloresta já capacitou mais de 300 profissionais e produtores rurais em Goiás e no Distrito Federal. Para o coordenador do projeto, o professor Fábio Venturoli, o papel da universidade é contribuir com a formação e qualificação da sociedade. “Com a análise dos problemas, é possível perceber quais são as demandas e assim propor soluções para resolver esses problemas”, explica o docente.

O trabalho é realizado em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e é legalmente regulamentado pela Resolução do Conselho Universitário da UFG - CONSUNI n. 009/2006.Os fundos arrecadados são direcionados para a melhoria do curso de Engenharia Florestal.

O programa faz parte do compromisso social da UFG de contribuir com a construção de uma sociedade mais consciente e preocupada com o futuro das próximas gerações. Esse projeto prova que o desenvolvimento sustentável e a lucratividade podem caminhar juntos.

Grupo de Estudos do ProFloresta                                               Grupo de estudos se reúne no Laboratório de Ecologia e Inventário Florestal

Serviço: Assistência técnica, consultoria e cursos de capacitação na área florestal

Contato: profloresta.agro@ufg.br

Coordenador: Professor Fábio Venturoli