Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade é institucionalizado na UFG

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Goiás (UFG) aprovou, em junho de 2023, a resolução que dispõe sobre a estruturação do Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade (PTSS). A estruturação do polo, que já se encontra em funcionamento na UFG, endossa o papel da Universidade para o desenvolvimento social do estado de Goiás. Com a institucionalização do PTSS por meio da resolução, a ideia é facilitar a participação em projetos visando a captação de recursos. O objetivo também é melhorar a estrutura do espaço. A área de 12 hectares, localizada próxima à Escola de Agronomia (EA), já tem recebido iniciativas relacionadas ao tema. No local está instalada, por exemplo, uma usina de biodiesel, que foi recebida pela UFG como doação do Ministério de Ciência e Tecnologia. Além disso, há uma unidade de compostagem. O PTSS também já recebeu equipamentos para a estruturação de uma unidade piloto de processamento de vidro, que é coordenada pela Incubadora Social e Cooperativa Central das Cooperativas de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis (Rede Uniforte).