Ciclo fechado e sustentável para resíduos

Escola de Engenharia pesquisa sustentabilidade na construção civil

A Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou, ao longo de 2023, parcerias com fabricantes da indústria da construção civil para tornar as obras mais limpas. São projetos de pesquisa que objetivam produzir um ciclo fechado, considerando a reciclagem e a utilização de resíduos de construção e demolição (RCD). Nesse sentido atua o professor e pesquisador da EECA, Eder Santos, orientando estudos nesta área desde 2016. Para ele, embora a tecnologia avance a passos largos em outros setores, em algumas áreas da construção civil ainda persistem traços artesanais no modo de produção. “O fato de se fazer uma parede e depois cortá-la para passar as tubulações, processo ainda realizado por pequenos construtores, é um exemplo de o quanto esse trabalho ainda é feito de forma artesanal”, explica. No cenário brasileiro, mais de 48 milhões de toneladas de RCD foram coletadas pelas prefeituras em 2021. As parcerias de pesquisa da EECA visam diminuir este número.

Fonte: https://jornal.ufg.br/n/163841-ciclo-fechado-e-sustentavel-para-os-residuos-de-construcao