youtube_verde
foto-cartilha da água

Cartilha demonstra a importância do uso racional no dia internacional da água

Por Lais Dias. Em 22/03/19 11:26. Atualizada em 25/03/19 13:55.

Francinei Oliveira e Lais Dias

Atualizado em 25/03/2019

Cartilha produzida pelo professor Euler Bueno Santos da EMC, visa a conscientização da utilização da água em serviços de limpeza.

O dia internacional da água foi criado para lembrar a população mundial sobre a importância desse elemento fundamental para a vida no planeta. A conscientização sobre seu uso é uma das principais metas pelo qual esse dia foi criado. No sentido de informar a comunidade universitária sobre consumo da água disponibilizamos a Cartilha de Uso Racional da Água em Serviços de Limpeza.

Goiás está entre os territórios brasileiros como um dos mais ricos em bacias hidrográficas, ficando atrás apenas do território amazônico. As bacias que nascem aqui abastecem todo o país, trazendo a responsabilidade de conservação ainda maior para a nossa região.  Dentro do cerrado um dos maiores problemas é a exploração do solo que envolvem as nossas nascentes e o desperdício de água pela população. Segundo dados disponibilizados pelo Ministério do Meio Ambiente, no ano de 2018 houve cerca de 6.657km de área desmatada.

Pensando nessa responsabilidade ambiental o docente da Escola de Engenharia Elétrica Mecânica e de Computação da UFG, Euler Bueno dos Santos desenvolveu uma cartilha que visa o consumo consciente da água pelos agentes de limpeza da universidade. Segundo ele ao identificar o grande desperdício de água durante os serviços de limpeza foi idealizado para que qualquer pessoa independente da escolaridade pudesse ter acesso a essa informação.

A escassez de água que atinge a nossa região durante um determinado período do ano foi o fator crucial para o início do projeto. Em 2017, a Companhia de Saneamento de Goiás (SANEAGO) precisou tomar medidas em relação ao racionamento de água, visto que a temporada de chuvas na região causou menor volume de água nos reservatórios da cidade de Goiânia.

UFG Sustentável

O projeto UFG sustentável visa à conscientização através da visibilidade de projetos da comunidade acadêmica e do estabelecimento de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos dentro da universidade.

Para saber mais sobre os projetos do UFG sustentável visando à utilização consciente da água acesse:

Revista UFG Afirmativa – Cerrado

Projeto vai mapear condições de saneamento em Goiás

Água para consumo não está livre de contaminação

Capa Cartilha

Categorias: notícias