youtube_verde
Projeto Farmácia Verde

Farmácia Universitária recolhe embalagens de medicamentos para descarte correto

Por Monithelle Silva Cardoso. Em 14/07/15 16:30.

Embalagens limpas são doadas ao Hospital Araújo Jorge

Texto: Monithelle Cardoso

O descarte correto das embalagens e dos resíduos de medicamentos é uma preocupação da equipe da Farmácia Universitária da Universidade Federal de Goiás (UFG), que sabendo da relevância da prática do descarte consciente, desenvolveu o Projeto Farmácia Verde. O projeto foi criado em 2013, e desde então, recolhe as embalagens dos medicamentos e produtos cosméticos manipulados na Farmácia Universitária (FU). De acordo com dados fornecidos pela farmácia, nos cinco primeiros meses de recolhimento, após a criação do projeto, foram recebidas 278 embalagens de material vítreo e plástico, resultando em cerca de 7 kg de resíduos que foram gerenciados para que tivessem uma destinação correta.

As embalagens de medicamentos e cosméticos manipulados são depositadas em um coletor localizado na recepção da FU. Para incentivar a participação no projeto, foi criado um cartão fidelidade que é entregue a todo cliente que retornar com embalagens de produtos manipulados na FU. A cada embalagem entregue é feito um registro no cartão rendendo um brinde ao final de 6 embalagens devolvidas. A professora Nathalie L S Dewulf relatou o quanto é nítida a conscientização dos clientes sobre a relevância do Projeto Farmácia Verde, pois são recorrentes os casos em que as pessoas se dirigem à FU para entregarem embalagens de outros estabelecimentos e absolutamente desprovidas de interesse no brinde.

O descarte incorreto das embalagens e de resíduos de medicamentos contidos nas mesmas pode acarretar danos irreparáveis ao meio ambiente, visto que embalagens plásticas podem demorar até 450 anos e os vidros mais de 4 mil anos para se decomporem. Os resíduos dos medicamentos e cosméticos, como corantes, hormônios e antibióticos, quando descartados de maneira incorreta, podem contaminar a água e o solo, prejudicando o meio ambiente e colocando em risco a saúde da população. Com essa consciência, a equipe da FU, de acordo com seu Plano de Gerenciamento de Resíduos, remove os eventuais resíduos das embalagens e os encaminha para incineração. As embalagens recicláveis são doadas ao Departamento de Reciclagem do Hospital Araújo Jorge. Dessa maneira, a Farmácia Universitária contribui com a sustentabilidade do planeta.

Projeto de Extensão

O projeto foi uma iniciativa da farmacêutica Rafaela Teles, à época estagiária da Farmácia Universitária e orientada pela Profa Telma Alves Garcia; que se inspirou no Projeto “Troca-Troca” que era realizado por uma farmácia no Rio Grande do Sul. Na UFG, o “Farmácia Verde” é um projeto de extensão denominado “Responsabilidade social e ambiental no descarte de embalagens de produtos manipulados na Farmácia Universitária/UFG” faz parte da Farmácia Universitária – UFG, coordenado pela farmacêutica Núsia Luísa Barbosa. Este projeto fundamenta-se no princípio da logística reversa, uma vez que envolve o retorno do material dentro do seu ciclo de vida, permitindo sua reciclagem, a fim de reduzir fatores que levam a danos ambientais.

Projeto Farmácia Verde da Farmácia Universitária da UFG

Categorias: UFGSustentável Farmárcia Universitária PLS