_UFG1825b.jpg

Estudantes recebem canecas reutilizáveis no Restaurante Universitário

Por Francinei Oliveira. Em 10/06/19 13:13. Atualizada em 10/06/19 13:15.
Criada em 05/06/19 17:53. Atualizada em 10/06/19 10:49.

Campanha faz parte da Semana do Meio Ambiente, e visa substituir o uso de copos descartáveis

Por Beatriz Oliveira

A habitual fila do Restaurante Universitário (RU) do Câmpus Samambaia tem agora uma novidade: os estudantes que aguardam para entrar no refeitório são vistos com canecas azuis em suas mãos, ou penduradas em suas mochilas. Esses recipientes reutilizáveis de acrílico estão sendo distribuídos para os estudantes de graduação da UFG, com o objetivo de reduzir o uso de copos plásticos nos RU´s. Essa ação de sustentabilidade faz parte da Semana do Meio Ambiente, que tem como tema “Sustentabilidade, a UFG se importa! E você?”, e ocorre entre os dias 03 e 07 de junho de 2019. A campanha é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFG (Prae), em parceria com a empresa Nutrir Alimentos, que financiou a confecção das canecas, e com a Secretaria de Comunicação da UFG (Secom).

canecasru

No dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil e a vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, fizeram uma visita ao RU do Câmpus Samambaia na hora do almoço, acompanhados da pró-reitora de assuntos estudantis, Maisa Miralva da Silva, e do professor Emiliano Lôbo Godoi, coordenador do Programa UFG Sustentável. A equipe da RTVE montou um estúdio em frente ao RU, onde foi realizada a gravação do programa Conexões da TV UFG.

canecasru

Sobre a campanha, Maisa mencionou que a UFG não gastou recursos com a confecção das canecas, que estão sendo oferecidas pela Nutrir Empresa. Ela ressaltou também o objetivo de que todos os estudantes tenham sua própria caneca, e que foram instaladas pias em cada restaurante para que eles possam higienizá-las e utilizá-las todos os dias sua vida universitária. “Esperamos alcançar dois resultados muito importantes: não gerar nenhum copo descartável como lixo de hoje em diante, e criar uma cultura consciente de preservação do meio ambiente. E eu tenho sentido que a adesão dos alunos é bem grande, porque o apelo é muito importante, que é o da preservação da vida na Terra. Além do que, ter a logomarca da UFG em uma caneca promove um sentimento de identidade e pertencimento muito forte, pois quem não tem orgulho de ser UFG?”, declarou.

maisa

“Nós iniciamos essa campanha de conscientização devido ao alto consumo de copos descartáveis nos RUs, e também porque os próprios alunos da universidade nos cobravam muito, por conta do impacto ambiental causado pelo uso desse plástico”, explicou Élida Naiana Sousa Machado, nutricionista da Nutrir. Para ela a ação está tendo muito sucesso, e a adesão de muitos estudantes. Ugo Marçal dos Santos Filho, gerente da Nutrir, também comemorou: “Essa sustentabilidade vem para agregar, tanto em benefício para nós como empresa, tanto para a Universidade e para a conscientização dos alunos. A recepção está sendo muito boa, e é possível perceber na própria fila que vários alunos já pegaram as suas”.

canecasru

O estudante de geografia Marcos Bonifácio havia pego sua caneca no dia anterior, e aprovou a ideia: “Achei maravilhoso. A Universidade já tem tantas outras atividades nesse nível de sustentabilidade, e faltava uma pro RU, porque são muitos copos descartáveis jogados fora todos os dias”. Ana Gabriella Guerra, estudante de publicidade e propaganda, também adorou a proposta: “Nós precisamos ser sustentáveis e ajudar o meio ambiente”.